Os donos do Sleeping Giants Brasil, iniciativa que denuncia anúncios de empresas em sites de notícias falsas, decidiram sair do anonimato e revelar suas identidades em entrevista para Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Criado há sete meses, o perfil agia de forma anônima devido aos diversos ataques e ameaças diários.
Os responsáveis pelo projeto são Leonardo de Carvalho Leal e Mayara Stelle, casal de 22 anos de Ponta Grossa, no Paraná. Estudantes de Direito do sétimo período, eles não recebem nada pelo trabalho no Sleeping Giants, mas têm assessoria jurídica e de comunicação gratuita pela Rede Liberdade, grupo de advogados e jornalistas que atua em casos de violação de direitos e liberdade de expressão.
A iniciativa Sleeping Giants surgiu nos Estados Unidos em 2016, desmonetizando o site de extrema-direita de Steve Bannon, chefe da campanha vitoriosa de Donald Trump. Ao ler sobre o assunto para o trabalho de conclusão de curso da faculdade, Leonardo e Mayara decidiram criar o Sleeping Giants Brasil. Horas depois, tinham já muitos seguidores e foram oficializados como representantes brasileiros dos Sleeping Giants pelo criador do perfil americano, Matt Rivitz.
Até hoje, os donos fizeram com que três sites de notícias e dois canais de YouTube deixassem de arrecadar o equivalente a R$ 1,5 milhão. Segundo eles, 700 empresas já seguiram seus alertas e retiraram os anúncios de sites duvidosos. O Sleeping Giants Brasil tem 410 mil seguidores no Twitter e 170 mil no Instagram.
Confira a entrevista dos donos do Sleeping Giants Brasil para a Folha.