Natureza Viva, programa da Rádio Nacional da Amazônia, um dos veículos da EBC, voltou ao ar em 2/6, após quatro anos suspenso, por causa da pandemia de Covid. Comandado por Mara Régia, o programa foi criado em 1993 com o objetivo de traduzir para os povos da região amazônica o debate travado na chamada Eco 1992, que discutiu, no RJ, os efeitos das mudanças climáticas e o imperativo de construir nova economia que preservasse o meio ambiente. Era o início das Conferências sobre Mudanças Climáticas da ONU, as COPs.
“Justo no ano em que a gente está pensando em ser referência para o mundo, à luz da chegada da COP30 ao Brasil, em Belém, seria impossível que a programação das rádios se ausentasse dessa pauta de uma forma educativa”, destaca Mara. “É diferente quando você dá uma notícia de meio ambiente porque você não comenta, não aprofunda, não desdobra o assunto”.
Na reestreia, Mara entrevistou o climatologista Carlos Nobre, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), exonerado no governo Bolsonaro. Ele foi escolhido na semana passada para integrar o grupo Guardiões Planetários (Planetary Guardians). É o primeiro brasileiro a participar desse seleto grupo, que trabalha com proteção ambiental e populações vulneráveis.
O programa, que vai ao ar aos domingos, das 9h às 10h, pode ser ouvido pelo aplicativo das Rádios EBC; pelo site da Rádio Nacional da Amazônia; ou sintonizando diretamente nas ondas dos rádios, nas frequências 11.780 KHz e 6.180 KHz das ondas curtas (OC).
Leia também: Veículos e jornalistas brasileiros entre os indicados para o Prêmio Gabo 2024