Resultado de uma pesquisa interna e no mercado ao longo de 2013 e de um investimento de cerca de US$ 10 milhões, o Terra está se preparando para oferecer conteúdo e publicidade personalizados a seus usuários. A mudança, que, internamente, está sendo chamada de Novo Terra e tem caráter global, começará em 31/3 em Brasil, Estados Unidos e México, passando a operar em abril nos demais países onde o Terra atua. A partir do conceito de card design, o portal afirma que terá a possibilidade de entregar até 100 milhões de páginas personalizadas por dia. O objetivo, segundo o portal, é acompanhar a evolução do comportamento do usuário na forma de consumir conteúdo, simplificando a busca por informação e entregando o que ele quer e tem a ver com seu perfil. No Brasil, o processo envolve um time de cerca de 150 profissionais da casa. Com base em seus estudos, o Terra enxergou que o usuário chega aos sites noticiosos a partir de diversas portas: ao ter despertado seu interesse por determinado assunto, por exemplo, usa buscadores atrás de mais informações e então chega ao portal para consumir conteúdo. Pensando nesse processo e visando a oferecer mais conteúdo relevante ao usuário é que o Novo Terra, entre outras inovações, terá apenas três tipos de páginas: Assunto (que reúne todos os artigos relacionados a um mesmo tema), Conteúdo (a página daquela notícia específica) e Capa (home). E com informações de navegação do usuário (cookies), logins e de parceiros, o Novo Terra será capaz de entregar publicidade e conteúdos segmentados para cada visitante, dependendo de seu perfil. Com isso, os conteúdos vistos em cada perfil também serão divididos em três grupos: MEU (conteúdos, editorial e publicitário, próximos e relevantes para o usuário), SEU (conteúdos chancelados pelo Terra e que são importantes para todos os perfis) e NOSSO (conteúdos do Terra chancelados pelos usuários nas redes sociais, com likes, comentários e compartilhamento). O processo incluirá também novos formatos publicitários. Luciane Aquino, CMO do portal, que integra o estafe de desenvolvimento do Novo Terra (com Roni Cunha Bueno, CCO; Rafael Kuhn, CTO; Paulo Castro, CEO Global, e Rafael Davini, country manager Brasil), disse ao Portal dos Jornalistas que a mudança não implicará nenhuma alteração no Jornalismo, “cuja essência é levar informação relevante com credibilidade aos cidadãos. Até pelo contrário: a nova experiência faz com que o jornalista preste ainda mais atenção em cada unidade de conteúdo, aprimorando a edição e usando todas as ferramentas disponíveis para satisfazer os usuários. Continuamos produzindo, comprando e curando informação de qualidade. Na prática, a única mudança é o fato de que não haverá mais uma capa única para editar. Como cada usuário receberá uma página diferente segundo o seu perfil, a tarefa dos editores será a de indicar quais são os conteúdos essenciais que devem estar nas páginas de todos os usuários. Esses artigos, fotos e vídeos vão se misturar dentro do portal a outros que serão oferecidos de maneira personalizada. Nesse cenário, por exemplo, um artigo sobre a morte do Mandela (distribuído para todos os usuários) estará ao lado de uma notícia sobre a greve de ônibus local e de um vídeo dos gols do time do usuário”.