Começou a operar este mês o portal de ciências The Conversation Brasil, após cinco anos de preparação. O canal é voltado para divulgar o andamento das últimas pesquisas científicas, as opiniões sobre os temas mais relevantes da contemporaneidade e notícias importantes do meio acadêmico.

O conteúdo é produzido por pesquisadores de instituições científicas do Brasil – com a curadoria de acadêmicos capitaneados pelo professor da USP Jorge Felix e o suporte editorial de uma equipe de jornalistas profissionais, inteiramente dedicados a ampliar a capacidade de penetração desse conteúdo entre o público não especialista.

A equipe editorial é formada pelo editor-chefe Daniel Stycer e pelos jornalistas Paulo Mussoi, Iasmim Amiden, Cesar Baima, Luciana Julião e Eliabe Figueiredo.

Criado em 2011 na Austrália, com o lema Rigor acadêmico, estilo jornalístico, The Conversation procura evitar a superficialidade muitas vezes encontrada nas notícias de jornal, e o aprofundamento hermético que vemos nos papers científicos tradicionais. Pretende, assim, ser compreendido por um público muito além da comunidade científica, mas sem perder a precisão. Atualmente, o portal conta com filiais em oito países; o Brasil passa a ser o nono, e o primeiro em português.

O alcance é global: são cerca de 20 milhões de leitores que acessam todos os dias as diferentes versões do site, e outras 40 milhões de pessoas com acesso diário ao conteúdo, por meio de republicações em cerca de 20 mil veículos parceiros. O conteúdo é publicado sob a licença Creative Commons, e assim, todo o conhecimento pode e deve ser reproduzido livremente, desde que com os devidos créditos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments