A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), especializada na luta pela liberdade de imprensa ao redor do globo, anunciou Thibaut Bruttin como o novo diretor geral da organização. Ele sucede a Christophe Deloire, falecido em 8 de junho deste ano, aos 53 anos, vítima de um câncer, que esteve na direção da entidade por 12 anos.
Bruttin, de 37 anos, está na RSF desde 2014, e atuou em diversos cargos dentro da organização. Desde 2021, era vice-diretor geral. E em março deste ano, assumiu a direção geral interinamente, ao lado de Elodie Truchon, diretora de recursos e desenvolvimento. Truchon, inclusive, foi nomeada como vice-diretora geral.
Formado em relações públicas no Instituto de Estudos Políticos de Paris, Bruttin participou de diversos projetos importantes dentro da RSF, incluindo a Journalism Trust Initiative (JTI). Atuou diretamente nas evacuações de jornalistas afegãos e no contato com os centros de liberdade de imprensa na Ucrânia em meio à guerra contra a Rússia. Contribuiu para iniciativas como a evasão de Marina Ovsyannikova da Rússia, e o pacote de satélite Svoboda para a Rússia. Desde 2016, participa da mobilização na França contra o aumento do controle do empresário Vincent Bolloré sobre as redações.
Iniciou sua carreira na equipe de desenvolvimento internacional do Museu do Louvre. Trabalhou também na Echo Studio, produtora e distribuidora especializada em cinema de engajamento. É também historiador do cinema e publicou diversos trabalhos no ramo.