Mudanças tem como objetivo deixar a publicação “mais divertida” e de fácil leitura
A Tribuna, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), apresentou nesta semana sua nova marca e projeto gráfico. Segundo comunicado da empresa, o objetivo da mudança foi tornar a publicação “mais divertida, alegre e próxima do seu público”.
A nova logo dá ênfase ao “Tri” de Tribuna e, assim como a capa, não terá mais uma cor fixa. De acordo com o coordenador de paginação Eduardo Picanço Aguida, elas mudarão conforme o assunto ou o time de futebol que estampar a manchete. Os títulos poderão vir em cima, embaixo ou no meio, na horizontal ou vertical.
Ele explica que a nova cara do jornal tem o objetivo de permitir uma leitura rápida, mais dinâmica, agradável, alegre e divertida. “Muitas cores e ícones gráficos serão usados. Os títulos são mais leves, mesclados com as texturas das fotos, que também estão mais valorizadas. E as novas fontes foram escolhidas para tornar a leitura mais fluída”, comenta.
A mudança gráfica chega para consolidar os pilares editoriais reformulados em 2012. Na época, o jornal definiu como como seu propósito ser os olhos, a voz e o sorriso do leitor, além de tornar os leitores os principais protagonistas de suas páginas. “Esta nova reformulação representa a plenitude dos nossos objetivos, reforçando o que formulamos anos atrás”, diz o diretor de Redação Rafael Tavares.
As notícias passam a ser agrupadas por relevância. A que for manchete virá sempre nas primeiras páginas, independentemente da editoria a que pertença (Esporte, Política etc.).
Com o novo projeto gráfico, ganha destaque a editoria Tamo Junto, destinada a ajudar pessoas e trazer notícias dos bairros. Para as que afetam a vida dos curitibanos, há a editoria Tamo Ligado, que será personalizada diariamente, conforme o assunto: Tamo Ligado na Lava Jato, Tamo Ligado na Tarifa do Busão...
Para o chefe de Redação Miguel Andrade, a característica da Tribuna é ser dinâmica, nunca ficar parada no tempo; assim, as mudanças são periódicas.
Los 3 Inimigos

Entre as novidades para deixar a Tribuna mais divertida está a volta dos Los 3 Inimigos, personagens do cartunista Tiago Recchia. A charge esportiva, que começou no jornal em 1996, retrata os três principais clubes de futebol da capital a partir dos personagens Atleticon, Corisco e Paranito.
“Criei a charge para ser uma muleta quando não tivesse assunto sobre futebol”, relembra Tiago. “Não tinha intenção de levá-los adiante. Mas o público gostou e pediu mais e mais. Afinal, eles são o alter ego dos torcedores”.