A Revista e o Portal Imprensa divulgaram as 15 vencedoras do 17º Troféu Mulher Imprensa. A iniciativa visa a premiar o trabalho jornalístico das mulheres dentro e fora das redações brasileiras.
A nova edição traz mais diversidade, com duas comunicadoras indígenas vencendo pela primeira vez na história do troféu: Luciene Kaxinawá ganhou na categoria Regionalidade: Norte enquanto Elizângela Baré, em Programa de Podcast de Jornalismo.
Luciene nasceu em Rondônia, é indígena do povo Huni Kuin, exerce a profissão desde 2014 na Região Norte, formou-se em 2019 e atualmente é editora e apresentadora do Canal Futura.
Elizângela é uma liderança na Terra Indígena Cué-Cué/Marabitanas, no Alto rio Negro, Amazonas. Com mestrado em Saúde Pública na Universidade de São Paulo, é apresentadora da Rádio Sumaúma.
Entre as vencedoras de outras categorias a maioria é de profissionais negras. Nayara Felizardo (The Intercept Brasil) e Flávia Oliveira (Globo News) recebem o troféu pela segunda vez.
A cerimônia de entrega, exclusiva para convidados, será realizada em 28 de setembro, em São Paulo. Confira a relação completa das premiadas aqui.
Leia também:
- Começa nesta quinta-feira a votação do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira
- Digitalização, Inteligência Artificial, Algoritmo, Redes Sociais… O jornalismo no Fire Festival
-
Ali Kamel deixará a direção do Jornalismo da Globo em dezembro