GZH (RS), Jornal do Commercio (PE) e Ponte Jornalismo, são os mais recentes veículos a integrar o Trust Project no Brasil, passando a exibir em suas páginas oito indicadores de credibilidade que ajudam as pessoas a identificar conteúdo confiável e diferenciá-los de sites de fake news e notícias duvidosas/enganosas. O Trust Project é uma iniciativa internacional que visa a promover a transparência e a precisão no jornalismo.
Além dos novos integrantes, cinco outros veículos brasileiros que completaram a série com a inclusão dos indicadores Referências e Métodos também exibem todos os oito indicadores de credibilidade: Agência Mural, Folha de S.Paulo, Nexo Jornal, O Povo e Poder 360. O projeto tem também parceria com A Gazeta (ES), Agência Lupa e Amazônia Real. Com isso, o Trust Project está agora presente em todas as regiões brasileiras. Ao todo, a rede é parceira de 240 organizações jornalísticas ao redor do globo.
A marca Trust indica que o veículo assumiu compromissos específicos e mostra os Trust Indicators, um padrão global para transparência e integridade noticiosa, que detalham quem e o que está por trás da empresa, de modo a distinguir facilmente o jornalismo verdadeiro de rumores e desinformação.
Sally Lehrman, fundadora e CEO do Trust Project, valoriza a inclusão de veículos brasileiros à iniciativa: “Com a desinformação ameaçando suas próprias vidas e meios de subsistência, é vital para o povo brasileiro ter acesso a notícias precisas, justas e honestas. Estamos orgulhosos de ter tantos veículos jornalísticos brasileiros unindo-se ao nosso trabalho e dando um passo à frente para assumir um forte compromisso com a transparência e servir ao público”.