O vereador Kleybe Morais (MDB) ofendeu e ameaçou o repórter José Bonfim, da CBN Goiânia, durante sessão na Câmara Municipal de Goiânia, nessa quarta-feira (5/10). Vídeo gravado pela TV Brasil Central mostra o vereador apontando o dedo para o jornalista e dizendo “você me respeita, moleque, marginal. Eu quero ver se você vem para cima de mim de novo”.
O caso ocorreu durante sessão plenária transmitida no canal da TV Câmara no YouTube. Kleybe declarou que “jornalista precisa respeitar os vereadores aqui nesta casa. Se jornalista vem para cá para fazer caricatura, chacota, fofoquinha de vereadores, eu já dou um aviso: vou pôr para moer, não vou aceitar bandido na imprensa vindo pautar a Câmara ou vereadores aqui não. Eu vou pra cima e vou na goela. E, para quem sabe ler, um pingo é letra. Vem pra cima de mim, que vai voltar do mesmo jeito, com o rabinho entre as pernas. Não me importo se é hetero ou gay, bicha ou homem. (…) E entenda isso como uma ameaça”.
Depois da declaração, o vereador dirigiu-se à área reservada à imprensa e ameaçou José Bonfim, apontando o dedo para ele e chamando-o de “moleque” e “marginal”. Após o ocorrido, a câmara determinou a instauração de um procedimento disciplinar para apurar o teor do pronunciamento e a conduta de Kleybe Moraes.
Segundo Fabiana Pulcineli, colega de Bonfim na CBN Goiânia, o vereador o teria confundido com outro repórter. “O que não altera a gravidade e o absurdo do comportamento. Inadmissível”, publicou no Twitter. Cileide Alves, também da CBN Goiânia, informou que José nunca sequer fez uma reportagem sobre o vereador.
Vereador por Goiânia Kleybe Morais (MDB) ataca jornalista em plenário. Ele confundiu o repórter da CBN José Bonfim com outro repórter, o que não altera a gravidade e o absurdo do comportamento. Inadmissível. pic.twitter.com/NJfsT6g1ZS
— Fabiana Pulcineli (@fpulcineli) October 5, 2022
Em nota, o MDB Goiás, partido de Kleybe Moraes, declarou que se solidariza “com todos os jornalistas goianos, atacados injustamente pelo vereador”, e que espera que ele “reveja seu posicionamento o mais rápido possível”.
O Sindicato dos Jornalistas de Goiás repudiou as ameaças: “Uma pessoa em posição pública deve saber aceitar críticas e respondê-las de forma democrática ou acionar a justiça, caso se sinta pessoalmente ofendido. A ameaça é inaceitável e esperamos que o partido dele se posicione publicamente sobre as ameaças feitas”.