Em um evento que reuniu 170 convidados no Blue Note, em São Paulo, foram anunciados em 11/6 os vencedores do VII Prêmio de Jornalismo em Seguros. A iniciativa, organizada por Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Escola de Negócios e Seguros (ENS) e Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), reconheceu as melhores reportagens na cobertura de seguros dos anos 2023 e 2024, destacando 15 trabalhos em cinco categorias e distribuindo R$ 120 mil em prêmios.
“Esse prêmio está ganhando cada vez mais relevância entre os jornalistas”, destacou Carla Simões, superintendente-executiva de Comunicação e Marketing da Confederação Nacional das Seguradoras. “Foram mais de 300 matérias inscritas. Isso é reflexo do tamanho do setor segurador, que hoje é equivalente a 6% do PIB nacional. O prêmio faz parte também da nossa estratégia de democratizar o acesso aos produtos de seguros”.
O destaque da noite ficou com Kelly Lubiato, da Revista Apólice, eleita Jornalista do Ano em Seguros e vencedora da categoria Imprensa Especializada do Setor de Seguros com a reportagem Um mundo de oportunidades se abre aos 50+. André Felipe de Lima, também da Revista Apólice, e Denise Bueno, do InfoMoney, ficaram na segunda e terceira posições respectivamente.
Na categoria especial Prudential ASG & Seguros, o primeiro lugar ficou com Jamille Niero e Dhiego Maia, do InfoMoney, por Falta preparo ao Brasil para enfrentar fenômenos climáticos cada vez mais extremos. A segunda posição ficou com Sônia Araripe e Antonio Carlos Teixeira, da Revista Plurale, e o terceiro lugar foi para Daniela Frabasile, do B3 Bora Investir.
Em Audiovisual (Rádio e TV) o prêmio principal foi entregue para João Paulo Seabra, da Rádio Cultura FM de Belém, com uma série de quatro reportagens especiais sobre o mercado de seguros no Brasil. Completaram o pódio, na ordem, Andrielli Zambonin, Evandro Zucatti, Fabian Londero, Fernando Basei e Paulo dal Bello, da NSC TV, e Aline Albuquerque, da TV TEM/Sorocaba.
Na categoria Mídia Impressa, Carol Kossling, do jornal O Povo (CE), foi a vencedora, com a reportagem Longevidade, sustentabilidade e ESG: os novos olhares do mercado de seguros, enquanto Sérgio Tauhata e Adriana Cotias, ambos do Valor Econômico, ocuparam a segunda e terceira posições.
E em Webjornalismo o primeiro lugar ficou com Cristiane Noberto, da CNN Brasil, pela reportagem Com oferta de seguros, setor privado busca alternativas para minimizar perdas de imóveis por mudanças climáticas. A segunda colocação ficou com Gustavo Rossetti Viana, do Valor Econômico, enquanto o terceiro lugar foi ocupado por Nathália Larghi e Marcelo D’Agosto, do Valor Investe.