A Vivo lançou no Twitter o bot 4%, para promover o esporte feminino. O nome do projeto faz referência a um estudo da Unesco que mostrou que, de toda cobertura esportiva mundial, apenas 4% do espaço é dedicado às modalidades praticadas por mulheres. A iniciativa faz parte do movimento #JogueComElas.
O objetivo é aumentar em até cinco vezes o número de menções aos esportes femininos na plataforma. Para isso, basta marcar @4porcento_bot em um tuíte e o bot postará uma notícia sobre o esporte feminino. Se quiser um texto sobre um esporte específico, é só escrever junto a hashtag do esporte.
Isabela Marangoni, creative data líder da Soko, agência responsável por desenvolver a ação, declarou que a disparidade dos números de cobertura de esportes praticados por mulheres e homens é assustadora: “Essa disparidade não só nos chocou como serviu de inspiração para pensarmos em uma campanha que pudesse mobilizar a imprensa e todos os canais de mídia, como influenciadores, a doarem espaços para falar mais sobre as mulheres no esporte e diminuir esse hiato presente entre o universo feminino e masculino nos veículos de comunicação”.
Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo, explicou que campanha foi criada “para impactar as pessoas sobre a desigualdade entre gêneros no esporte, mas também incentivar mulheres a buscarem seu espaço. No cenário esportivo, sabemos que é preciso mudar a realidade que temos hoje, garantindo a representatividade feminina e inspirando as jovens atletas”.
Durante os Jogos Olímpicos, o 4% bot vai estimular que as pessoas consumam mais conteúdos ligados ao esporte feminino. O projeto conta com a parceria de mais de dez perfis de criadores de conteúdos voltados às mulheres no esporte.