Wagner Matheus criou um site de emprego, o VC30” – Vídeo Currículo Trinta Segundos, em que o candidato se apresenta ao mercado por um vídeo hospedado no YouTube, com informação imediata do número de acessos ao perfil.
“Os nascidos entre 1980 e 2000, os chamados millenials, já cresceram em pleno contexto digital. É a geração para a qual o site direciona o foco, por estar ligada intimamente à expansão da internet e às novas tecnologias. Compartilhar arquivos e experiências virtuais pessoais faz parte da rotina desse grupo”, ressalta ele. Mas o VC30” não é uma plataforma com foco exclusivo nos millenials, pois muitos profissionais das gerações anteriores dominam plenamente as mesmas ferramentas tecnológicas com intimidade.
Fernanda Tercero, responsável pela área comercial do site, explica que antes de ser postado o vídeo é analisado por profissionais de jornalismo e recursos humanos a fim de identificar situações dos processos seletivos. Mas a apresentação não se resume ao vídeo: há um campo onde o profissional de RH das empresas terá acesso ao currículo do candidato. Andrea Garbatti, consultora de RH do VC30”, ressalta que os candidatos, e as empresas que os procuram, sempre serão conhecidos com transparência. E o valor da mensalidade é mais um diferencial.
O site vai contratar jornalistas em todo o Brasil, como freelances, para mediação dos vídeos de candidatos que assinarem o plano pago. Eles vão verificar a presença e a fala em vídeo, principalmente a gramática, recebendo R$ 5 por vídeo analisado – se trabalhar seis horas, cada jornalista poderá receber R$ 3.600 mensais. Para participar desse processo seletivo, o candidato precisa se inscrever (sem custo) no site e enviar o link do seu perfil para [email protected].
Wagner tem mais de 30 anos de experiência, no Brasil e no exterior. Esteve em TV Globo, GloboNews, Folha de S.Paulo, Canal Futura, TV Manchete e O Globo, entre outros. Trabalhou no relacionamento com a imprensa internacional na Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016 e na Copa do Mundo da Fifa em 2014. Esteve nas assessorias das áreas social, ambiental e internacional da Petrobras; no Consulado Britânico do Rio de Janeiro, e com empresários importantes. Dirigiu e coordenou a comunicação social de eventos da economia criativa, como o Senac Rio Fashion Business e a Babilônia Feira Hype.