O cineasta Walter Salles Jr. fará uma série sobre a trajetória de Sócrates, um dos maiores ídolos do Corinthians. A informação foi dada em primeira mão por Juca Kfouri. Com quatro episódios, o projeto terá depoimentos de familiares e amigos do falecido jogador, que foi um dos protagonistas da Democracia Corinthiana.
Entre os nomes que darão depoimentos estão o próprio Juca Kfouri, José Trajano e os ex-jogadores Casagrande e Raí (este irmão de Sócrates), além dos filhos e outros irmãos do biografado.
Formado em Medicina, Sócrates ganhou o apelido de “doutor”. Era extremamente engajado em movimentos sociais e em ativismo político. Foi o único jogador de futebol a integrar a lista dos seis esportistas mais inteligentes da história, segundo levantamento feito pelo jornal The Guardian, em 2015.
Sócrates foi a única unanimidade em pesquisa realizada em 2006 pela revista Placar para escolher o time de todos os tempos do Corinthians. Em 1983, foi eleito o melhor jogador sul-americano do ano, e em 2004, incluído por Pelé na FIFA 100, lista dos 125 melhores jogadores vivos da história na ocasião.
Sócrates morreu aos 57 anos, em dezembro de 2011, em decorrência de infecção generalizada. Ele enfrentava problemas de alcoolismo.
- Leia também: Sindicato repudia demissão de jornalista no Paraná após pressão de parlamentar bolsonarista