Três representantes brasileiras – Weber Shandwick, JeffreyGroup e Sherlock Communications – estão entre as agências contempladas na edição 2021 do PRWeek Global Awards, um dos prêmios mais prestigiados do mundo nessa indústria.
Todos pela Saúde, iniciativa do Itaú Unibanco criada pela Weber Shandwick em abril do ano passado para ajudar a combater a Covid-19 e a reduzir os seus efeitos sobre a sociedade brasileira, foi eleita a Melhor Campanha da América Latina na área de comunicação e relações públicas. Iniciado com a doação de R$ 1 bilhão pelo Itaú, o Todos pela Saúde (TPS) é um movimento que atua em quatro áreas no enfrentamento da pandemia – Informar, Proteger, Cuidar e Retomar – e desde abril de 2020 veio investindo em campanhas de conscientização, na compra e distribuição de EPIs (equipamentos de segurança individual), aparelhos hospitalares, medicamentos e outros insumos para hospitais da rede pública, em programas de aprimoramento da gestão da saúde pública (em todos os Estados), em centros de testagem, pesquisas, desenvolvimento de vacinas e, mais recentemente, também no estudo e prevenção de novas pandemias.
Todo esse esforço, que contou com o aporte adicional de R$ 300 milhões doados por pessoas físicas e jurídicas, foi coordenado por uma equipe multidisciplinar de especialistas técnicos, sob liderança do Dr. Paulo Chapchap. Em poucos meses de vida ajudou a chamar a atenção da opinião pública para a necessidade das medidas de prevenção e do uso de máscaras (“Máscara Salva”), deu exemplo, inspirou outras pessoas e organizações a fazerem novas doações e, efetivamente, ajudou a salvar vidas.
A JeffreyGroup levou o prêmio de Melhor Campanha de Comunicação Interna com Fique Bem, que desenvolveu para Bayer, multinacional farmacêutica e química que tem mais de 6.500 funcionários em 35 localidades no Brasil. O impacto inicial da pandemia da Covid-19 significou que 4.000 desses funcionários tiveram que trabalhar em casa, com acesso muito reduzido aos canais de comunicação que os mantêm conectados.
A campanha Fique Bem teve dois principais objetivos: atender às necessidades de saúde imediatas dos empregados, disseminar informações precisas sobre saúde e segurança em um cenário de desinformação e manter o fluxo de comunicações internas; e chamar a atenção dos funcionários para um futuro de transformação e inovação na empresa. Ela incluiu um boletim informativo de WhatsApp, sessões de meditação guiada, melhores práticas para trabalho doméstico, shows transmitidos ao vivo e conteúdo do autor brasileiro de quadrinhos Marcelo Marrom e de influenciadores conhecidos, além de um webinar e workshops online. Mais de 90% leram seu boletim informativo diário, com 81% concordando que o conteúdo era “extremamente relevante”.
Fundada há apenas seis anos, a Sherlock levou o título de Agência do Ano Latam por seu desempenho. Apesar da pandemia da Covid-19, afetou todos os setores, a agência conquistou quase 50 novos clientes e reteve 90% de seus negócios não relacionados a eventos, devido ao crescimento das ofertas digitais, de mídia e técnicas. Também aumentou sua equipe em 10%, passando a 55 colaboradores, e prosseguiu sua expansão, entrando em América do Norte, Europa e até mesmo na Austrália. Sua projeção deve-se igualmente ao fato de ter ganhado 22 prêmios internacionais em 2020.