Zileide Silva é a vencedora da primeira edição do Prêmio Glória Maria de Jornalismo, criado em 2023 pela Câmara dos Deputados. Em uma lista de profissionais indicados pelas lideranças partidárias, ela foi escolhida por unanimidade. A entrega do prêmio foi realizada em 13/11, no plenário Ulysses Guimarães da Câmara. O objetivo do prêmio, como define a entidade, é enaltecer a profissão e o profissional que vai além das informações superficiais, revelando histórias significativas para a sociedade, com empatia, sensibilidade e responsabilidade. Concedido anualmente, ele presta homenagem à jornalista Glória Maria, que faleceu em 2 de fevereiro de 2023.
Zileide iniciou a carreira na Rádio Jornal de São Paulo. Trabalhou na Rádio Cultura Brasil, na Rede Bandeirantes, na TV Cultura e no SBT. Desde 1997 atua na TV Globo como repórter de política e economia, e como apresentadora de telejornais da emissora. De 2000 a 2003, foi correspondente em Nova York, quando participou da cobertura histórica dos ataques de 11 de setembro de 2001.
Vale lembrar que ela conquistou, em 2023, o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, organizado por este J&Cia, em parceria com 1 Papo Reto, Neo Mondo e Rede JP pela Diversidade da Comunicação; e que esse prêmio também conta com uma categoria que homenageia Glória Maria, o Troféu Gloria Maria, para distinguir a Personalidade Negra do Ano, neste ano entregue ao jogador Vini Jr.
- Leia também: Guilherme Amado é eleito conselheiro da GIJN